• Início
  • Sobre
  • Serviços
  • Cursos
    • Curso Insta Pro Artesanato
    • Curso “Da paixão ao negócio criativo”
  • Loja
    • EBOOKS
    • Calculadora O Preço Justo
    • LIVRO
    • A minha conta
  • Blog
    • Artesanato
    • Empreendedorismo
    • Criatividade
    • Redes Sociais
  • Contactos
0

Negócio Criativo

15 estratégias para venderes mais artesanato no Natal

 O Natal é a época em que o comércio mais vende. Se és artesã, deves colocar todas as chances do teu lado para que as vendas sejam inesquecíveis. Por isso, está na hora de te preparares para a época mais especial do ano!

  1. Pesquisa as últimas novidades e tendências do ano e adapta-as ao tipo de artesanato que fazes e ao nicho e/ou subnicho do artesanato em que atuas. 
  1. Sê imaginativa e cria uma coleção especial de Natal, baseada em temas e elementos típicos desta época. Artigos de decoração para a casa são o ideal, pois toda a gente gosta e usa para ter a casa mais bonita.
  1. Planeia a produção com antecedência. Decide se vais fazer stock ou apenas aceitar encomendas personalizadas. Nesta época, aconselho-te a apostar na produção em série, de forma a fazeres um bom stock e teres muitos artigos para venda.
  1. Se optares por apenas trabalhar por encomenda e de forma personalizada, estabelece um número de encomendas que podes aceitar de acordo com o tempo disponível para a produção dos artigos. A partir do momento em que já não há mais espaço na agenda para efetuar presentes de Natal, fecha a agenda e informa os clientes que as encomendas personalizadas para o Natal estão encerradas. 
  1. Dá todas as informações necessárias sobre o prazo de entrega dos produtos. Esta informação tem um grande peso na decisão de compra por parte do cliente. Respeita o prazo comunicado ao cliente, de forma a evitar clientes insatisfeitos.
  1. Tem uma escada de produtos. Faz peças mais baratas, outras peças de valor intermédio e, finalmente, peças especiais e mais caras. Ou seja, artigos para todas as bolas. Faz peças com diferentes cores / padrões / cheiros, sem, no entanto, aumentar a diversidade de tipos de peças. 
  1. Tem uma estratégia de divulgação para as redes sociais. Planeia o agendamento de posts no FB e IG. Apresenta um exemplo de cada peça da escada de produtos, incluindo o preço. Assim, mesmo que estejas demasiado atarefada, as tuas redes sociais não estão “às moscas”. 
  1. Tira boas fotografias e sê criativa no cenário onde colocas os teus produtos. Opta idealmente por uma decoração de Natal que seja comum a todas fotografias e que vá ao encontro do ambiente transmitido pela tua marca.
  1. Reativa conversas e clientes antigos por email, de forma a avisá-los de que estás a aceitar encomendas de Natal. Informa quem já te fez compras de determinados artigos e que possa estar interessado em comprar artigos semelhantes que tens agora à venda.
  1. Cria um catálogo em pdf com sugestões de ofertas de Natal ou artigos próprios de Natal envia uma newsletter aos teus clientes. 
  1. Faz uma feira de artesanato privada no teu atelier ou num espaço privado adequado à ocasião, convidando família, amigos e amigos de amigos pelas redes sociais para estarem presentes.
  1. Faz uma “Live Shop” no Instagram ou um “Direto Shop” no Facebook, apresentando de forma original algumas das peças que tens para venda. As peças vistas desta forma, despertam a atenção, pois podes mostrá-las rapidamente . Cria uma oferta exclusiva para quem assistir à “Live” ou “Direto” aproveitar só naquele preciso momento, ou seja, aplica aqui o gatilho mental da exclusividade e da urgência. 
  1. Sê imaginativa na hora de escolher a embalagem de presente dentro da qual vais enviar/entregar os teus produtos. Planeia também tudo o que diz respeito ao packaging: embalagens, etiquetas, cartões de visita, fitas. Todo o packaging deve ser igual ou muito semelhante, mesmo que vendas peças de diferentes tamanhos e formatos.
  2. Disponibiliza vale-presentes. Ideais para pessoas que querem presentear alguém, mas não sabem exatamente com o quê. Esta estratégia é ótima para atrair clientes pós-Natal.
  3. Envia um mail uns dias antes do Natal a todos os clientes que compraram na tua marca a desejar-lhes umas Boas Festas e a agradecer a sua preferência. A experiência pós-venda, fideliza clientes.
  • Anabela
    11/02/2021

    Adorei, este post.
    Simples, cheio de organização, ideias e motivador.
    Muito obrigada. Excelente trabalho.

    Reply
    • admin
      Anabela
      12/06/2021

      Bom dia. Muito obrigada. Fico feliz que tenha sido útil.

      Reply

Deixa um comentário Cancela o Commentário

O nosso Instagram está recheado de conteúdo e dicas que te serão muito úteis. Segue-nos por lá!

@negociocriativo.pt
  • Política de privacidade
  • Termos e condições

Copyright © 2025 Negócio Criativo. All Rights Reserved.Site Powered by Pix & Hue.