15 estratégias para venderes mais artesanato no Natal
O Natal é a época em que o comércio mais vende. Se és artesã, deves colocar todas as chances do teu lado para que as vendas sejam inesquecíveis. Por isso, está na hora de te preparares para a época mais especial do ano!
- Pesquisa as últimas novidades e tendências do ano e adapta-as ao tipo de artesanato que fazes e ao nicho e/ou subnicho do artesanato em que atuas.
- Sê imaginativa e cria uma coleção especial de Natal, baseada em temas e elementos típicos desta época. Artigos de decoração para a casa são o ideal, pois toda a gente gosta e usa para ter a casa mais bonita.
- Planeia a produção com antecedência. Decide se vais fazer stock ou apenas aceitar encomendas personalizadas. Nesta época, aconselho-te a apostar na produção em série, de forma a fazeres um bom stock e teres muitos artigos para venda.
- Se optares por apenas trabalhar por encomenda e de forma personalizada, estabelece um número de encomendas que podes aceitar de acordo com o tempo disponível para a produção dos artigos. A partir do momento em que já não há mais espaço na agenda para efetuar presentes de Natal, fecha a agenda e informa os clientes que as encomendas personalizadas para o Natal estão encerradas.
- Dá todas as informações necessárias sobre o prazo de entrega dos produtos. Esta informação tem um grande peso na decisão de compra por parte do cliente. Respeita o prazo comunicado ao cliente, de forma a evitar clientes insatisfeitos.
- Tem uma escada de produtos. Faz peças mais baratas, outras peças de valor intermédio e, finalmente, peças especiais e mais caras. Ou seja, artigos para todas as bolas. Faz peças com diferentes cores / padrões / cheiros, sem, no entanto, aumentar a diversidade de tipos de peças.
- Tem uma estratégia de divulgação para as redes sociais. Planeia o agendamento de posts no FB e IG. Apresenta um exemplo de cada peça da escada de produtos, incluindo o preço. Assim, mesmo que estejas demasiado atarefada, as tuas redes sociais não estão “às moscas”.
- Tira boas fotografias e sê criativa no cenário onde colocas os teus produtos. Opta idealmente por uma decoração de Natal que seja comum a todas fotografias e que vá ao encontro do ambiente transmitido pela tua marca.
- Reativa conversas e clientes antigos por email, de forma a avisá-los de que estás a aceitar encomendas de Natal. Informa quem já te fez compras de determinados artigos e que possa estar interessado em comprar artigos semelhantes que tens agora à venda.
- Cria um catálogo em pdf com sugestões de ofertas de Natal ou artigos próprios de Natal envia uma newsletter aos teus clientes.
- Faz uma feira de artesanato privada no teu atelier ou num espaço privado adequado à ocasião, convidando família, amigos e amigos de amigos pelas redes sociais para estarem presentes.
- Faz uma “Live Shop” no Instagram ou um “Direto Shop” no Facebook, apresentando de forma original algumas das peças que tens para venda. As peças vistas desta forma, despertam a atenção, pois podes mostrá-las rapidamente . Cria uma oferta exclusiva para quem assistir à “Live” ou “Direto” aproveitar só naquele preciso momento, ou seja, aplica aqui o gatilho mental da exclusividade e da urgência.
- Sê imaginativa na hora de escolher a embalagem de presente dentro da qual vais enviar/entregar os teus produtos. Planeia também tudo o que diz respeito ao packaging: embalagens, etiquetas, cartões de visita, fitas. Todo o packaging deve ser igual ou muito semelhante, mesmo que vendas peças de diferentes tamanhos e formatos.
- Disponibiliza vale-presentes. Ideais para pessoas que querem presentear alguém, mas não sabem exatamente com o quê. Esta estratégia é ótima para atrair clientes pós-Natal.
- Envia um mail uns dias antes do Natal a todos os clientes que compraram na tua marca a desejar-lhes umas Boas Festas e a agradecer a sua preferência. A experiência pós-venda, fideliza clientes.
Anabela
Adorei, este post.
Simples, cheio de organização, ideias e motivador.
Muito obrigada. Excelente trabalho.
admin
AnabelaBom dia. Muito obrigada. Fico feliz que tenha sido útil.